7 Dicas para melhorar sua estratégia de prospecção de clientes

Prospecção de clientes: Como melhorar sua estratégia para gerar mais resultados? Conheça 7 dicas para uma prospecção de sucesso.

A prospecção de clientes é uma das maneiras mais efetivas para reforçar o seu pipeline de vendas, e deve ser contínuo para possibilitar melhores resultados. Por ser tão vital ao processo comercial é necessário uma atenção especial.

Prospectar é um desafio para muitos profissionais, exige paciência e um esforço consistente. Requer uma abordagem diferente da qual muitos vendedores experientes estão acostumados. A prospecção é a fase do “porquê você deve falar comigo“, e os vendedores são treinados para a fase do “porquê você deve comprar comigo”.

A boa notícia é que com um pouco de orientação e uma estratégia definida seu esforço de prospecção pode melhorar e auxiliar o desempenho da sua equipe de vendas.

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Aqui estão sete dicas para melhorar drasticamente a sua estratégia de prospecção:

  1.  Comece a prospectar antes que precise

    Um dos maiores erros que o profissional de vendas pode fazer é prospectar somente quando as vendas estão devagar. Prospectar antes de precisar é o mindset ideal para construir e manter um pipeline com prospects que leve você a ter uma base regular.

    estratégia para se tornar pró-ativo na prospecção é estabelecer metas semanais e programar as atividades que precisam ser realizadas a fim de atingir essas metas. A prospecção regular te ajudará a evitar os picos de vendas e vales que inúmeros profissionais experientes passam.

    2. Seja criativo com a sua abordagem

     Prospecção é essencialmente o ato de iniciar novas relações que apresentam novas oportunidades de negócios. Para ter sucesso nesta área, você não deve se limitar a uma única estratégia.

    Identifique o que funciona bem e faça muitas vezes, mas não exclusivamente. Mantenha suas opções e não abandone outras táticas como e-mail marketing, referências e etc.

    3. Cultive seus relacionamentos

    Similar às relações pessoais, relações comerciais fortes são construídas ao longo do tempo. Estas estratégias não garantem que cada interação com um prospect vai resultar em venda, em vez disso, eles garantem que nunca falte prospect, ou uma oportunidade, que poderá te ajudar a bater a meta do mês.

    A chave para nutrir relacionamentos é ser consistente. Quantas vezes você fará contato com os seus potenciais clientes? Como você pode oferecer valor em cada contato?

    Alguns dos melhores negócios levam mais tempo. Mostre aos seus potenciais clientes que você não está apenas interessado em trabalhar com eles, mas que você é dedicado às suas necessidades.

    4. Cuidado com abordagem agressiva de vendas

    Através de todo o seu esforço, e da sua equipe, para executar sua estratégia de prospecção de clientes, tenha em mente que a prospecção não é sobre vender para estranhos. Prospecção é sobre plantar sementes e educar potenciais clientes sobre quem você é e qual o valor que você pode oferecer a eles. É também sobre a coleta de informações.

    Você deve investir tempo tentando aprender sobre eles. Quais são os seus interesses? Quais são as dores que você pode ajudar? Use uma abordagem que abra oportunidades para conversas de acompanhamento e esforços de vendas.

    5. Desenvolva sua proposta de valor

    Por que seus prospects devem retornar a sua chamada, responder ao seu e-mail ou fazer uma reunião com você?

    Se você não sabe responder esta pergunta de imediato – e com confiança – então, deve mergulhar em sua estratégia de vendas e desenvolver ainda mais a sua proposta de valor. Sua proposta de valor precisa identificar claramente como você pode ajudar o seu prospect a resolver uma questão ou problema.

    6. Conheça seus números

    É importante acompanhar os seus resultados e avaliar seus esforços. Se você não sabe exatamente o que está funcionando e o que não está, e por quê, como será capaz de fazer uma mudança positiva?

    Acompanhe o progresso da sua equipe por alguns meses para ter um ponto de referência e definir metas futuras.

    7. Tenha uma equipe dedicada à prospecção de clientes

    Prospecção de sucesso exige um esforço consistente e deve ser feito todo o tempo, e não apenas quando um vendedor tem tempo livre. Dividir a atenção dos seus vendedores pode baixar o desempenho dos resultados e desmotivar algum deles.

    Se você tem um vendedor que está fechando negócios e batendo as metas, mas ele não prospecta de forma adequada, o que você faz?

     

    Se você concorda que a geração de leads e resultados de prospecção são importantes, então, você precisa ter pessoas específicas que são responsáveis perante o resultado almejado.

    A construção de um esforço dedicado, focado exclusivamente na criação de novas oportunidades impacta diretamente no desempenho de vendas.

Incorporando algumas dessas dicas em sua estratégia de prospecção pode ser a diferença entre lutar para bater a meta, e alcançar seus objetivos auxiliando no desenvolvimento de uma equipe com alto desempenho em vendas.

E você, já tem uma estratégia de prospecção de clientes definida? Compartilhe nos comentários sua experiência. E deixe-nos saber se o conteúdo te ajudou.

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